RLM Ração de Lucro Máximo
Nossa missão e nossos valores
A nossa missão é proporcionar facilidades e ganhos de eficiência a todos os produtores, nutricionistas e profissionais da área de nutrição animal. Nós, como profissionais da área, sabemos das dificuldades e temos como objetivo criar ferramentas que facilitem a vida de todos os usuários. Por isso, investimos em um programa completo, confiável e fácil de usar.

Nós acreditamos que, através das ferramentas certas, podemos trazer eficiencia e acurácia à toda a indústria de nutrição animal. Por isso, integramos a pesquisa científica em nutrição animal, a experiência de campo e plataformas inovadoras para criar algo que faz a diferença.

Conheça nossa equipe

Desenvolvido por uma equipe qualificada nas áreas de pesquisa e tecnologia, o RLM se destaca por ser um software fácil de usar, diferenciado, prático, completo e confiável.
Histórico

1986 O RLM é um programa de recomendações de nutrição de bovinos que vem sendo desenvolvido desde 1986, quando os primeiros experimentos de avaliação das exigências nutricionais de bovinos de corte (Bos taurus indicus) foram iniciados na ESALQ em parceria com o Instituto de Zootecnia (IZ).

1989 Em 1989, um convênio entre a ESALQ e a Universidade de Cornell deu início a um trabalho com objetivo de traduzir os resultados de pesquisa em um sistema de recomendações de nutrição de bovinos. A idéia desde o início foi suprir a falta de um "NRC" ou um "ARC" em língua portuguesa que pudesse ser utilizado nas condições do Brasil Central.

1994 Em 1994 este esforço de pesquisa ganhou impulso com a parceria da FAPESP e o sonho de "programar" os resultados das pesquisas de campo passou a se tornar realidade.

1996 Em 1996, o primeiro programa foi compilado (RLM 1.0), mas ainda não era robusto o suficiente e nem havia sido validado com dados experimentais, de forma a permitir sua distribuição para profissionais. O RLM 1.0 foi disponibilizado para professores, pesquisadores e pós-graduandos que testaram o sistema. Parte do trabalho de pesquisa utilizado (por exemplo, Lanna et al., 1994) colaborou ao National Research Council dos EUA na elaboração das recomendações de Nutrição de bovinos de corte de 1996 (NRC, 1996).

1999 Em 1999, o RLM foi aprimorado, validado com dados de pesquisa nacionais e a versão revisada (RLM 2.0) foi disponibilizada aos produtores, extensionistas e consultores.

2005 Em 2005, o RLM foi completamente remodelado em parceria com a empresa Integra Software, que ficou responsável pela modelagem, programação e documentação do novo sistema. Na versão RLM 3.0, as planilhas foram revistas e o software foi convertido para aplicação Delphi, com banco de dados relacional, nova interface de uso e um novo módulo de otimização. Com essa atualização, o software ganhou estabilidade, facilidade de uso e compatibilidade, proporcionando um salto de qualidade de software.

2008 Em 2008, o RLM foi agraciado com o segundo lugar na Olimpíada USP de Inovação na categoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Dentre as 399 propostas, em diversas áreas do conhecimento da competição, o RLM ficou entre os 21 melhores projetos premiados, demonstrando competitividade e originalidade.

2011 Em 2011, foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento do RLM Leite, pela demanda nacional e pela experiência do grupo com o RLM Corte.

2012 Em 2012, foi consolidado o projeto e a equipe de desenvolvimento do RLM Leite. No mesmo ano, a estrutura do modelo baseado no National Research Council (NRC, 2001) foi estruturada.

2013 Em 2013, a estrutura básica do novo modelo de predição da ingestão de matéria seca (IMS) e exigências de vacas em lactação foram finalizadas. Neste ano, o modelo foi adaptado para cálculos da ingestão de matéria seca com ajustes para temperatura, cálculos de exigências, cálculo dinâmico de proteína degradável no rúmen (PDR), cálculo dinâmico de energia líquida, cálculo dos nutrientes digestíveis totais (NDT) de Weiss, cálculo do balanço energético, inclusão de amido e fibra em detergente neutro fisicamente efetivo (FDNfe) dos alimentos. Foi organizada e inserida no modelo uma biblioteca de alimentos baseado em alimentos tradicionais usados em dietas para bovinos leiteiros no Brasil. Em 2012 e 2013 várias versões do RLM Leite foram disponibilizadas para avaliações e sugestões.

2014 - Hoje Em 2014, foi o lançamento da primeira versão do RLM Leite. As frequências de atualizações e testes foram intensificadas com a finalidade de adaptar o software conforme a demanda do usuário. O grupo do Laboratório de Nutrição e Crescimento Animal da ESALQ/USP continua conduzindo diversos projetos de pesquisa com bovinos leiteiros, com o objetivo de obter dados experimentais que permitam continuar aprimorando o RLM Leite em sua precisão, acurácia e facilidade de uso. A Integra Software mantém, junto ao Laboratório de Nutrição e Crescimento Animal, um trabalho contínuo de suporte e aprimoramento do software.

Completo, Intuitivo e Premiado

Desenvolvido por uma Equipe qualificada nas áreas de pesquisa e tecnologia, o RLM se destaca por ser um software fácil de usar, diferenciado, prático, completo e confiável.
  • PRÊMIO SANTANDER
    EMPREENDEDORISMO
  • PRÊMIO SANTANDER
    CIÊNCIA E INOVAÇÃO
  • Desenvolvido na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, USP

Contato

2024 RLM - Ração de Lucro Máximo - Todos os direitos reservados.
RLM Pesquisa em Otimização Agropecuária e Ambiental Ltda
CNPJ: 38.386.796/0001-35

Desenvolvido por index soluções